quarta-feira, 7 de agosto de 2013
Escola Pública = Exclusão do Reino Celestial
Breve história da igreja e educação
“Foi desejo do Senhor, anunciado logo após a organização da igreja, que ações deveriam ser tomadas no sentido de ensinar todas as crianças em escolas conduzidas sob a influência daqueles que tinham fé no Evangelho.” (Joseph Fielding Smith, Church History and Modern Revelation, 4 volumes [Salt Lake City : The Church of Jesus Christ of Latter-day Saints, 1946-1949], 2:98-99)
Desde o início da restauração, a educação tem sido uma parte importante da edificação do reino. Desde junho de 1831, o Senhor ordenou que W.W. Phelps deveria “assistir meu servo Oliver Cowdery na tarefa de imprimir e de selecionar e escrever livros para as escolas desta igreja, a fim de que as criancinhas também recebam instrução diante de mim, como me é agradável.”(D&C 55:4)
As escolas da igreja foram montadas onde quer que os membros da igreja estivessem reunidos. Depois de os pioneiros chegarem no Vale de Salt Lake e estabelecerem-se lá, organizaram escolas da igreja para a educação e instrução da juventude de Sião. Apesar de serem “Escoldas da Igreja”, não eram totalmente financiadas pela igreja, semelhantemente ao que ocorre com a BYU em nossos dias. Qualquer pessoa que tenha frequentado ou tenha tido um filho que frequentou uma Escola da Igreja sabe que elas são tudo menos “gratuitas”.
Apesar de haver taxas de frequência para ajudar a pagar os professores de tempo intgral e o corpo administrativo, o Presidente Brigham Young sentiu que a educacão era tão importante que ele pagou “a taxa escolar de um número de crianças que eram ou órfãs ou filhos e filhas de pessoas pobres.”(Journal of Discourses, vol. 18, p. 357, Conferência Geral, Abril de 1877)
Durante as décadas de 1870 e 1880 (quando Utah tentava tornar-se parte da União), houve novamente grande clamor por parte do mundo exterior de que os “Mormons” estavam tornando-se muito poderosos e influentes. Para ajudar a “combater” essa crescente mórmon, foi proposto que antes de entrar para a União deveria haver o estabelecimento de “escolas públicas” ou “gratuitas”, que “proibiriam o ensino de sentimentos denominacionais.” (Boston Watchman, edição de 5 de setembro de 1878)
Além disso, durante as mesmas décadas, sociedades missionárias Protestantes estabeleceram noventa escolas gratuitas em Utah, na esperança de “ganhar”as crianças dos Santos dos Últimos Dias, resgatando-as da fé de seus pais através da “educação”.
Muitas famílias mórmons, cedendo à inclinação natural de procurar a opção “menos custosa”, começaram a enviar seus filhos tanto a essas escolas “gratuitas” criadas pelo governo., financiadas através do dinheiro de impostos, quanto às escolas criadas por outras religiões. Outros apenas pararam de pagar as taxas escolares, mantendo suas crianças nas escolas da igreja. Isso acarretou grande pressão financeira sobre as escolas da igreja e, já que os professores recebiam seu pagamento através de taxas que foram acordadas mas não cumpridas, muitos foram forçados a procurar emprego em outro lugar.
Durante toda a crise na educação, os profetas do Senhor constantemente reiteravam os princípios e alertavam os Santos acerca do que aconteceria se rejeitassem o sistema que o Senhor havia estabelecido.
Dois princípios nos quais focalizavam eram :
1. Escolas gratuitas, pagas com impostos, é roubo 2. Somente Mórmons (Santos dos Últimos Dias, ou SUDs) deveriam ensinar Mórmons
Nos próximos posts, a continuação dessa análise.
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