Os santos dos últimos dias (mórmons) aguardam ansiosamente a vinda e a ascenção do reino político de Deus nessa terra em preparação para a segunda vinda de Cristo, com o Sumo Sacerdote presidente como seu Rei e governante. Essencialmente uma monarquia, governada em retidão.
Sob a República Constitucional estabelecida pelos fundadores dos EUA, o Senhor pediu-nos que nos aliássemos à ˜lei do país, que for constitucional, que apoiar o princípio da liberdade na observância de direitos e privilégios.”(D&C 98:5-6).
“Foi com esse propósito, então, que uma república foi organizada nesse continente, para preparar o caminho para um reino que terá domínio por toda a terra, até seus confins.”(Orson Pratt, citado em The Progress of Man, pág 420, por Joseph Fielding Smith)
Essa forma republicana de governo é uma das melhores, considerando a natureza iníqua do homem e sua tendência em exercer dominio injusto (governar em iniquidade) quando recebe algum poder (Ver D&C 121). Uma república constitucional tende a ser menos corruptível, ou ao menos leva mais tempo para ser corrompida. Infelizmente os EUA perderam muito do que seus Fundadores estabeleceram e encontram-se sob um Estado corrupto, socialista, de bem-estar social, dirigido por ladrões de Gadiânton. (Nota do Tradutor : Não preciso mencionar a situação do Brasil nesse contexto)
O sistema de governo de Deus, entretanto, é um Reino. De fato, aprendemos no Livro de Mórmon que “se fosse possível terdes como reis homens justos, que estabelecessem as leis de Deus e julgassem este povo de acordo com os seus mandamentos, sim, se fosse possível terdes como reis homens que procedessem como meu pai Benjamim procedeu para com este povo—eu vos digo que, se este fosse sempre o caso, seria então conveniente que sempre tivésseis reis para vos governar.”(Mosias 29:13)
Como é que é ?! Isso mesmo : “seria conveniente que sempre tivésseis reis para vos governar”.
Daí a existência, dentro da Igreja SUD, de inúmeras referências ao Reino de Deus, uma ordem Patriarcal dentro desse Reino e as bênçãos prometidas aos fiéis que tornar-se-ão Reis e Rainhas, Sacerdotes e Sacerdotisas. Essa é a ordem de Deus para as coisas.
Logo, Mormons são Monarquistas. Nós até mesmo praticamos a monarquia dentro de nossos lares, com marido e mulher governando como Rei e Rainha da família (esperamos todos que em retidão, e de acordo com D&C 121).
Alguns podem achar essa idéia perturbadora – que Mórmons são Monarquistas – especialmente considerando-se o fato de que a Revolução Americana (Nota do Tradutor : não gosto de usar a palavra “revolução” para o que houve nos EUA, mas vou respeitar o texto original) foi a luta pela independência de uma monarquia tirânica. Mas não foi uma luta por causa da monarquia em si, e sim uma luta contra a tirania. Não é a forma de governo que mais importa, mas os princípios adotados por tal governo. O sistema/forma de foverno é uma ferramenta. Ferramentas podem ser usadas para o bem ou para o mal; o mais importante é que as usemos para o bem. Enquanto os representantes, governantes ou governante estiver no poder em retidão, a forma de governo não é tão importante (apesar de que não devemos nos esquecer de que as escrituras nos ensinam que se pudéssemos sempre ter governantes retos, deveríamos ter um Rei – Mosias 29:13).
Mesmo a 12a Regra de Fé declara : “Cremos na submissão a reis, presidentes, governantes e magistrados; na obediência, honra e manutenção da lei.”
Isso remete ao nosso foco na importância de princípios corretos e governantes retos serem mais importantes que o sistema de governo.
“A autoridade civil tem origem divina. Pode ser mais ou menos adaptada às necessidades dos homens; mais ou menso justa e benevolente, mas, mesmo em suas piores representações, é melhor que a anarquia. Movimentos revolucionários que almejam a abolição de qualquer forma de governo são em si mesmos contrários à lei de Deus.”(Marion G. Romney, “The Rule of Law”, Ensing, fevereiro de 1973, página 2).
Um governo justo e reto, não importando de qual formato (Monarquia, Democracia, República, etc) (nota : “um governo reto”), irá “[estabelecer] as leis de Deus e [julgar o] povo de acordo com os mandamentos [de Deus].”(Mosias 29:13)
Fonte : Tradução adaptada do site www.mormonchronicle.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário